top of page
Quarta-feira (09/10)

​9:00-09:30

Abertura e homenagem ao Prof. Paulo de Tarso Santos Alencar  

Professor José M. F. Bassalo

09:30 - 10:30

Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm

Prof. José M. F. Bassalo

10:30 - 10:45

Coffee Break

10:45-11:45

O Momento Atual do Ambiente Econômico do Real Estate no Brasil 

Professor Claudio Tavares de Alencar

 

​14:00-15:00

Espectroscopia Raman em cristais de D-alanina: condições extremas, transições de fase e violação de paridade

Ezequiel de Andrade Belo

​15:00 - 16:00

Espirais de spin em nanomateriais

Manoel Maria Bezerra Neto

 

 

​16:00-16:15

Coffee Break

 

 

​16:15-17:15

Detectando Férmios de Majorana em pontos quânticos via Função de Green de Não Equilíbrio

Shirsley J. dos Santos da Silva

Quinta-feira (10/10)

​09:30-10:30

Espectroscopia Raman e Infravermelho teórica da Diamorphina and 6-Monoacetylmorphina sob efeito de solventes

Marcelo Ricardo Souza Siqueira

10:30 - 10:45

Coffee Break

10:45 - 11:45

O formalismo de redução de Zimmermann em modelos de quatro férmions

Leonardo Nascimento

​14:00 - 15:00

Particle creation in a one-dimensional oscillating cavity with a relativistic moving mirror

João Paulo da Silva Alves

​15:00-16:00

Oportunidades para Internacionalização da Física na Amazônia

Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino

 

 

​16:00-16:15

Coffee Break

 

 

​16:15 - 17:15

Assinaturas Gravitacionais da Matéria Escura

Caio Filipe Bezerra Macedo

Sexta-Feira (11/10)

​9:00-10:00

Homenagem ao Professor Luiz Sérgio Guimarães Cancela

​10:00-11:00

Ciclo de Seminários Luiz Sérgio Guimarães Cancela:

Radiação de Ponto Zero nos Domínios da Eletrodinâmica Estocástica

Everton Luis da Silva e Silva (aluno iniciação científica)

11:00 - 11:15

Coffee Break

11:15 - 12:15

Efeito Casimir nas Coordenadas da Frente de Luz

Penn Lee Menezes Rodrigues

​14:00 - 15:00

Do átomo quântico ao nanomagnetismo

Debora Carvalho de Melo Rodrigues

​15:00-16:00

Magnetismo complexo em nanoestruturas de Mn-Au em Au(111)

Marcelo de Souza Ribeiro

16:00-16:15

Coffee Break

16:15-17:15

Efeitos Térmicos na Frente de Luz

Charles da Rocha Silva

Resumos dos seminários

 

Professor José Maria Filardo Bassalo

A Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm

A Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm (MQBB) associa o movimento de uma partícula em Mecânica Quântica Não-Relativista com o movimento de uma partícula em Dinâmica dos Fluidos. Ela foi proposta pelos físicos, o alemão Erwin Madelung, em 1926, e o francês, o Príncipe Louis Victor Pierre Raymond de Broglie, em 1926-1927, e desenvolvida pelo norte-americano David Bohm, em trabalhos realizados a partir de 1952 até próximo de sua morte, ocorrida em 1992. Dessa forma, neste seminário será apresentado o cálculo do propagador de Feynman para equações de Schrödinger  não-lineares por intermédio da Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm.

 

 

 

Manoel Maria Bezerra Neto

Espirais de spin em nanomateriais

As propriedades magnéticas de nanomateriais tem sido estudadas intensamente, tanto experimentalmente quanto teoricamente. Tais pesquisas são impulsionadas pelo potencial em aplicações tecnológicas e pelo aprimoramento dos métodos e técnicas experimentais que permitem a manipulação e investigação de tais materiais. Alguns nanomateriais apresentam propriedades magnéticas complexas e ainda pouco compreendida como estados magnéticos tipo espirais de spin. Neste seminário abardaremos estudos de materiais que apresentam estas características, tais como nanoestruturas de Mn adsorvidos em superfície de W.

 

 

Ezequiel de Andrade Belo

Espectroscopia Raman em cristais de D-alanina: condições extremas, transições de fase e violação de paridade

Utilizamos a espectroscopia Raman para investigar o comportamento do cristal de D-alanina sob condições extremas (baixas temperaturas e altas pressões hidrostáticas) com intuito de estudar sua estabilidade cristalina. Foi observado que a D-alanina possui duas transições de fase a baixas temperaturas a primeira por volta de 230 K e a segunda por volta de 150 K. Aplicando-se pressão hidrostática foi observado o mesmo comportamento com duas transições de fase próximas a 1.8 GPa e 4.0 GPa. Tais resultados são completamente distintos daqueles encontrados para L-alanina que possui quiralidade oposta, porém a mesma estrutura cristalina, e é altamente estável sob qualquer mudança de parâmetro termodinâmico como pressão e temperatura. Tentamos relacionar tais resultados com o fato das estruturas proteicas biologicamente ativas serem predominantemente constituídas por aminoácidos de quiralidadelevogira e qual o papel desempenhado pela violação de paridade associada a força eletrofraca nessa bioseleção.

 

 

Shirsley J. dos Santos da Silva

Detectando Férmios de Majorana em pontos quânticos via Função de Green de Não Equilíbrio

Propomos teoricamente a detecção férmios de Majorana consistindo de um ponto quântico acoplado à extremidade de um nanofio supercondutor. O estado ligado de Majorana na extremidade do fio influencia fortemente a condutância através do ponto quântico: Conduzindo o fio através de uma transição de fase topológica provocando um pico na condutância por um fator de 1/2.Em contraste, se o fio está na sua fase trivial, o valor de pico da condutância é e^2/ h, ou seja um férmio regular.

 

 

Marcelo Ricardo Souza Siqueira

Espectroscopia Raman e Infravermelho teórica da Diamorphina and 6-Monoacetylmorphina sob efeito de solventes

No presente trabalho foi realizado o estudo teórico do espectro vibracional das moléculas de diamorphine ou diacetylmorphine (heroin) e 6-monoacetylmorphine em solventes como água, acetona, clorofórmio etanol e tolueno. As variações nos espectros destas moléculas em cada solvente foram analisadas para determinar suas propriedades moleculares, tais como entropia, calor específico a volume constante e energia molecular e de ligações químicas. Os resultados obtidos pelos espectros Raman e Infravermelho, obtidos via simulação computacional utilizando o modelo polarizável contínuo com a Teoria do Funcional da Densidade para o funcional híbrido B3lyp no nível 6-311 na base ++G(d,p), são de grande importância para o estudo, preparação e caracterização de tais moléculas e permitem aplicações em várias áreas, como, por exemplo,estudo e caracterização, práticas forenses e farmacologia. Marcelo Siqueira PPGF-UFPA Obs.: Gostaria que meu seminário fosse agendado para os últimos dias do evento, já que estou em fase de finalização de mestrado.

 

 

Leonardo Nascimento

O formalismo de redução de Zimmermann em modelos de quatro férmions

O objetivo principal do seminário é apresentar como usar o formalismo de Zimmermann em teoria de campos que possuam duas ou mais constantes de acoplamentos. A idéia fundamental deste formalismo é reduzir todas constantes da teoria para uma única chamada de constante efetiva. Nesta apresentação será feita como exemplo um modelo com duas constantes de acoplamento, outra observação é que usaremos a redução em ordem mais baixa: G=(cte) g, sendo g a constante efetiva. 

 

 

João Paulo da Silva Alves

Particle creation in a one-dimensional oscillating cavity with a relativistic moving mirror

We consider a real massless scalar field inside a cavity with a moving mirror in a two-dimensional spacetime, satisfying Dirichlet or Neumann boundary condition at the instantaneous position of the boundaries, for an arbitrary and relativistic law of motion. Considering vacuum as the initial field state, we investigate the number of created particles via exact formulas, which can give results for relativistic cases which are out of reach of the perturbative approaches found in the literature. Our calculations show that the number of created particles obtained via the exact approach is greater than that calculated via approximate methods. For relativistic laws of motion significant discrepancies appear between exact and approximate formulas. For particular cases of nonrelativistic velocities, our results coincide with those found in the literature.

 

 

Professor Luís Carlos Bassalo Crispino

Oportunidades para Internacionalização da Física na Amazônia

A internacionalização da ciência brasileira é hoje um dos assuntos bastante discutidos pela comunidade científica nacional e internacional, diante das muitas oportunidades criadas pelo governo brasileiro, por meio de suas principais agências de fomento à pesquisa e pós-graduação. Neste contexto, abordamos as diferentes oportunidades apresentadas para a Internacionalização da Física na Amazônia, incluindo desde os programas tradicionais e consolidados comoCAPES/FCT, CAPES/Cofecub, CAPES/DAAD, entre outros; até as mais recentes iniciativas no contexto do Programa Ciência Sem Fronteiras, incluindo as modalidades de Pesquisador Visitante Especial e Bolsa Jovens Talentos. Além disso, também discutiremos as iniciativas internacionais como os programas “Marie Curie Career Integration Grants” e “Horizon 2020”, ambos da Comissão Européia. Abordamos ainda as oportunidades direcionadas exclusivamente para a pós-graduação, como por exemplo o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.

 

 

 

Debora Carvalho de Melo Rodrigues

Do átomo quântico ao nanomagnetismo

Passados 100 anos do átomo quântico de Niels Bohr, as fronteiras da pesquisa de novos materiais continuam focadas nas suas propriedades quânticas. Neste cenário, o nanomagnetismo tem se destacado na compreensão de fenomenos que são aplicados na fabricação de mídias magnéticas de alta densidade e processadores alta performance. Assim, neste seminário faremos um passeio pelos conceitos e interações físicas relacionadas ao magnetismo de nanoestruturas estudadas no Grupo de Nanomagnetimo Teórico da UFPA.


 

Marcelo de Souza Ribeiro

Magnetismo complexo em nanoestruturas de Mn-Au em Au(111)

O crescente interesse em novos dispositivos de armazenamento de dados baseado no efeito de polarização de troca e o desenvolvimento da spintrônica tem motivado intenso esforço científico para uma completa descrição de propriedades magnéticas em sistemas metálicos complexos. Motivado por trabalhos teóricos e experimentais, utilizamos o método de primeiros princípios RS-LMTO-ASA, baseado na DFT (teoria do funcional densidade) e implementado para calcular magnetismo não colinear, para investigar as propriedades magnéticas de nanoestruturas de Mn-Au em superfícies de Au(111).

 

 

Penn Lee Menezes Rodrigues

Efeito Casimir nas Coordenadas da Frente de Luz

As teorias de campos na frente de luz já despertaram grande interesse no passado pela simplicidade no tratamento matemático dado aos campos na superfície formada pela frente de luz. No entanto, o sistema de convencional de coordenadas não é o mais apropriado para uma abordagem térmica, sendo necessário o uso do sistema oblíquo de coordenadas. Neste trabalho investigamos o comportamento da força de Casimir para o campo escalar sem massa via sistema de coordenadas oblíquas na frente de luz. Mais especificamente, a força de Casimir é obtida a partir da condição de contorno periódica sobre as fronteiras a temperatura nula e a temperatura finita, neste último caso, consideramos os limites de altas e baixas temperaturas. Dada a inconsistência dos resultados com aqueles obtidos na superfície de tempos iguais, propomos uma condição de contorno alternativa para a qual os resultados obtidos, a temperatura nula e finita, são compatíveis com o resultado usual de tempos iguais.

 

 

Caio Filipe Bezerra Macedo

Assinaturas Gravitacionais da Matéria Escura

A matéria escura é um dos objetos de estudo mais interessantes dos últimos tempos. Sua existência se tornou um paradigma da física atual, devido µas várias observações astrofísicas que corroboram sua existência. Entretanto, o efeito da presença de matéria escura na fenomenologia de ondas gravitacionais ainda se mantém elusivo. Neste trabalho, analisamos a emissão de ondas gravitacionais por um objeto de massa estelar (considerado como uma partícula) em órbitas circulares no interior e ao redor de um objeto supermassivo formado por matéria não-interagente (matéria escura). Para o movimento no interior do objeto supermassivo, usamos a aproximação newtoniana, descrevendo também efeitos dissipativos como fricção dinâmica e acreção, mostrando suas influências no movimento da partícula e no sinal gravitacional. Tais efeitos afetam consideravelmente o sinal gravitacional, permitindo que as órbitas internas carreguem assinaturas da matéria com a qual a estrela é formada. Para o movimento exterior, usamos três modelos diferentes de estrelas de bósons para descrever o objeto supermassivo, no contexto da relatividade geral, mostrando que o movimento da partícula excita os modos quasinormais do objeto supermassivo, gerando uma emissão irregular no fluxo de energia gravitacional. Esta excitação gera um desvio de fase no sinal gravitacional, que, em princípio, está dentro do regime de detectabilidade de futuros detectores de ondas gravitacionais.

 

 

Charles da Rocha Silva

Efeitos Térmicos na Frente de Luz

Nesta seminário abordaremos problemas perturbativos e não perturbativos da Teoria Quântica de Campos utilizando o formalismo de quantização de campos desenvolvido por Dirac [P. A. M. Dirac, Rev. Mod. Phys. 21, 392 (1949)], o chamado formalismo da frente de luz. Este formalismo vem sendo principalmente aplicado no estudo de problemas em regimes não perturbativos, como por exemplo, no estudo de estado ligados da Cromodinâmica Quântica. Inicialmente consideramos a Eletrodinâmica Quântica em (3+1) dimensões na frente de luz e calculamos o tensor de polarização tanto a temperatura nula como a temperatura finita. Em seguida, estudamos o efeito Casimir estático para o campo escalar sem massa em (3+1) dimensões na frente de luz. Neste formalismo, o efeito a temperatura nula apresenta sutilezas que decorrem tanto das coordenadas utilizadas como das condições de contornos impostas sobre o campo. Generalizando este estudo para a inclusão de efeitos térmicos, mostramos a prescrição correta para recuperar a simetria de inversão de temperatura. Por fim, consideramos o modelo de Gross-Neveu em (2+1) dimensões na expansão $1/N$, no formalismo da frente de luz. Realizando compactificação ao longo de uma das coordenadas espaciais, generalizamos estudos existentes na literatura e apresentamos as dificuldades associadas com a obtenção no formalismo da frente de luz da constante de acoplamento renormalizada do modelo, obtida pelo cálculo da função de quatro pontos.

 

 

 

JORNADA DE FÍSICA - PROFESSOR PAULO DE TARSO SANTOS ALENCAR

9-11 de outubro de 2013

bottom of page